Curso destinado a profissionais e acadêmicos de fisioterapia 

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1-  Objetivo: Uma boa avaliação, que melhora com o conhecimento e a experiência, é indispensável para o sucesso do tratamento. Uma das funções do fisioterapeuta é realizar um exame clínico compreendido pelo levantamento de dados de natureza subjetiva e objetiva seguido de sua respectiva interpretação e assim fornecer ao paciente um diagnóstico fisioterapêutico. Infelizmente, são poucos os profissionais que conduzem a avaliação musculoesquelética de forma apropriada, sistematizada e baseada em evidências. Outros a tem abandonada motivados por uma série de fatores sem calcular o prejuízo dessa escolha para o processo de recuperação dos pacientes. O processo de exame e avaliação, ou respectivamente, levantamento e interpretação dos achados, deve ser entendido como um componente-chave na relação fisioterapeuta-paciente, por permitir informações vitais para a elaboração de um plano de tratamento específico que tenha como prioridade combater as causas e não as consequências. Realizar uma avaliação que vai afunilando os seus componentes específicos gradativamente numa mesma sequência independente do segmento-alvo contribui para um entendimento mais amplo das necessidades de cada paciente, tanto quanto ajuda na elaboração de raciocínios mais precisos e consequentemente em soluções mais rápidas e eficientes. Embora seja possível encontrar um volume imenso de informações no corpo da literatura atual referente à avaliação musculoesquelética, faz se necessário, filtrá-las a partir da compreensão das suas propriedades clinimétricas (confiabilidade, validade e acurácia diagnóstica) que acompanha cada componente do exame clínico. Os detalhes destas propriedades serão discutidos neste curso, não somente para os testes neuro-ortopédicos, mas também para as questões endereçadas na entrevista, triagem, inspeção visual e medidas baseadas em performance. O curso foi repaginado considerando os avanços nos diferentes campos do conhecimento que influenciam a nossa prática clínica

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2- Carga horária: 60 h  - Curso 80% prático

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3- Conteúdo Programático: 

1º Módulo: Lombar - Pelve - Quadril

2º Módulo: Cervical - Torácica - Ombro

3º Módulo: Cotovelo - Joelho - Tornozelo 

  • Processo Fisioterapêutico. Por que examinar o paciente?
  • Como tornar um diagnosticador baseado em evidências?
  • Modelo Hipotético-Dedutivo de Avaliação
  • Papel da Estatística no Processo de Seleção dos testes e medidas de diagnóstico
  • Propriedades clinimétricas: Confiabilidade, Validade e Acurácia Diagnóstica
  • Ferramentas de avaliação metodológica dos Estudos de Acurácia Diagnóstica
  • Comunicação como “peça-chave”
  • Barreiras para uma comunicação efetiva. Como superá-las?
  • Questões e Testes de Triagem para as Red Flags.  
  • Questões de Triagem para as Yellow Flags
  • Medidas de Resultados
  • Quando o diagnóstico de imagens é necessário?
  • Revisão de sistemas (diagnóstico diferencial)
  • Exame Neurológico e Neurodinâmico
  • Exame de Amplitude de Movimento
  • Exame de Flexibilidade
  • Exame de Controle e Performance Neuromuscular
  • Testes específicos
  • Marcha
  • Regras de Predição Clínica (RPC) diagnóstica – qual é a sua utilidade clínica e quais RPCs podem auxiliar no processo de raciocínio clínico?
  • Princípio de combinação (CLUSTER) dos testes.  
  • Dicas clínicas
  • Discussão de Casos Clínicos

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4- Ministrante:  Prof Ms. Adriano Pezolato

Graduado em Fisioterapia pela UNIMEP / Mestre em Ciências da Saúde aplicadas ao Aparelho Locomotor pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor- FMRP-USP. / Fellowship em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica no The Orthopedics Specialty Hospital (TOSH) - Salt Lake City - Utah - USA / Especialização em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica pelo Manual Concepts Institute / Formação nos Conceitos Maitland, Mulligan, McConnell, Mobilização/ Neurodinâmica, Movimento Combinado, Ortopedia Funcional, Estabilização Segmentar Específica, Estabilização Vertebral Dinâmica, Bandagens Terapêuticas, Sistema de Classificação baseado em Tratamento (TBC)  – Cervical e Lombar, Conceito Mechanical and Diagnosis Therapy (MDT) , Terapia Cognitiva Funcional (CFT), Neurociência Moderna da Dor, Fisioterapia Informada Psicologicamnete e Reabilitação avançada do Ombro e Quadril/ Docentes de Diversos Cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Terapia Manual e Fisioterapia Esportiva/ Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor do Hospital Albert Eisntein/ Fisioterapeuta e Coordenador da Effective: Fisioterapia de Resultados -Ribeirão Preto/ Cursos de aprimoramento profissional nos USA e Europa/ Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais/ Membro do Grupo Especial de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica da ABRAFITO

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5- Material Didático Digital: Além de poder acessá-lo de forma rápida e prática do seu smartphone, tablet e computador, você ainda pode imprimir o conteúdo que quiser. O aluno terá acesso ao material didático de exclusividade do IPES, através da Plataforma Moodle. A senha e login para acesso será enviado por e- mail com 03 dias de antecedência do inicio do curso.

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6- Certificado: Entregue no final do curso para o aluno com freqüência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.
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7- Documentação necessária: Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF/ Atestado de Matrícula (acadêmico) - (atualizar a cada 6 meses)/ Documento Profissional. A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou para o e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição.O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

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8- Forma de Pagamento: Boleto Bancário (1º parcela) / Cheque pré-datado / Cartão de crédito
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9- Outras informações:

Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;

O aluno deverá vir com roupas confortáveis para aulas práticas;

O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

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10- Desistência do Curso pelo aluno

-O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.

Procedimento para transferência do crédito

1 - O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail (secretaria@ipescursos.com.br);

2 - O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.

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11- Cancelamento de curso pela escola

-Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis.

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O IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.

Avaliação Musculoesquelética: Da Ciência à Prática Clínica

Avaliação Musculoesquelética: Da Ciência à Prática Clínica

Curso destinado a profissionais e acadêmicos de fisioterapia 

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1-  Objetivo: Uma boa avaliação, que melhora com o conhecimento e a experiência, é indispensável para o sucesso do tratamento. Uma das funções do fisioterapeuta é realizar um exame clínico compreendido pelo levantamento de dados de natureza subjetiva e objetiva seguido de sua respectiva interpretação e assim fornecer ao paciente um diagnóstico fisioterapêutico. Infelizmente, são poucos os profissionais que conduzem a avaliação musculoesquelética de forma apropriada, sistematizada e baseada em evidências. Outros a tem abandonada motivados por uma série de fatores sem calcular o prejuízo dessa escolha para o processo de recuperação dos pacientes. O processo de exame e avaliação, ou respectivamente, levantamento e interpretação dos achados, deve ser entendido como um componente-chave na relação fisioterapeuta-paciente, por permitir informações vitais para a elaboração de um plano de tratamento específico que tenha como prioridade combater as causas e não as consequências. Realizar uma avaliação que vai afunilando os seus componentes específicos gradativamente numa mesma sequência independente do segmento-alvo contribui para um entendimento mais amplo das necessidades de cada paciente, tanto quanto ajuda na elaboração de raciocínios mais precisos e consequentemente em soluções mais rápidas e eficientes. Embora seja possível encontrar um volume imenso de informações no corpo da literatura atual referente à avaliação musculoesquelética, faz se necessário, filtrá-las a partir da compreensão das suas propriedades clinimétricas (confiabilidade, validade e acurácia diagnóstica) que acompanha cada componente do exame clínico. Os detalhes destas propriedades serão discutidos neste curso, não somente para os testes neuro-ortopédicos, mas também para as questões endereçadas na entrevista, triagem, inspeção visual e medidas baseadas em performance. O curso foi repaginado considerando os avanços nos diferentes campos do conhecimento que influenciam a nossa prática clínica

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2- Carga horária: 60 h  - Curso 80% prático

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3- Conteúdo Programático: 

1º Módulo: Lombar - Pelve - Quadril

2º Módulo: Cervical - Torácica - Ombro

3º Módulo: Cotovelo - Joelho - Tornozelo 

  • Processo Fisioterapêutico. Por que examinar o paciente?
  • Como tornar um diagnosticador baseado em evidências?
  • Modelo Hipotético-Dedutivo de Avaliação
  • Papel da Estatística no Processo de Seleção dos testes e medidas de diagnóstico
  • Propriedades clinimétricas: Confiabilidade, Validade e Acurácia Diagnóstica
  • Ferramentas de avaliação metodológica dos Estudos de Acurácia Diagnóstica
  • Comunicação como “peça-chave”
  • Barreiras para uma comunicação efetiva. Como superá-las?
  • Questões e Testes de Triagem para as Red Flags.  
  • Questões de Triagem para as Yellow Flags
  • Medidas de Resultados
  • Quando o diagnóstico de imagens é necessário?
  • Revisão de sistemas (diagnóstico diferencial)
  • Exame Neurológico e Neurodinâmico
  • Exame de Amplitude de Movimento
  • Exame de Flexibilidade
  • Exame de Controle e Performance Neuromuscular
  • Testes específicos
  • Marcha
  • Regras de Predição Clínica (RPC) diagnóstica – qual é a sua utilidade clínica e quais RPCs podem auxiliar no processo de raciocínio clínico?
  • Princípio de combinação (CLUSTER) dos testes.  
  • Dicas clínicas
  • Discussão de Casos Clínicos

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4- Ministrante:  Prof Ms. Adriano Pezolato

Graduado em Fisioterapia pela UNIMEP / Mestre em Ciências da Saúde aplicadas ao Aparelho Locomotor pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor- FMRP-USP. / Fellowship em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica no The Orthopedics Specialty Hospital (TOSH) - Salt Lake City - Utah - USA / Especialização em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica pelo Manual Concepts Institute / Formação nos Conceitos Maitland, Mulligan, McConnell, Mobilização/ Neurodinâmica, Movimento Combinado, Ortopedia Funcional, Estabilização Segmentar Específica, Estabilização Vertebral Dinâmica, Bandagens Terapêuticas, Sistema de Classificação baseado em Tratamento (TBC)  – Cervical e Lombar, Conceito Mechanical and Diagnosis Therapy (MDT) , Terapia Cognitiva Funcional (CFT), Neurociência Moderna da Dor, Fisioterapia Informada Psicologicamnete e Reabilitação avançada do Ombro e Quadril/ Docentes de Diversos Cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Terapia Manual e Fisioterapia Esportiva/ Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor do Hospital Albert Eisntein/ Fisioterapeuta e Coordenador da Effective: Fisioterapia de Resultados -Ribeirão Preto/ Cursos de aprimoramento profissional nos USA e Europa/ Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais/ Membro do Grupo Especial de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica da ABRAFITO

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5- Material Didático Digital: Além de poder acessá-lo de forma rápida e prática do seu smartphone, tablet e computador, você ainda pode imprimir o conteúdo que quiser. O aluno terá acesso ao material didático de exclusividade do IPES, através da Plataforma Moodle. A senha e login para acesso será enviado por e- mail com 03 dias de antecedência do inicio do curso.

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6- Certificado: Entregue no final do curso para o aluno com freqüência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.
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7- Documentação necessária: Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF/ Atestado de Matrícula (acadêmico) - (atualizar a cada 6 meses)/ Documento Profissional. A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou para o e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição.O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

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8- Forma de Pagamento: Boleto Bancário (1º parcela) / Cheque pré-datado / Cartão de crédito
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9- Outras informações:

Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;

O aluno deverá vir com roupas confortáveis para aulas práticas;

O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

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10- Desistência do Curso pelo aluno

-O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.

Procedimento para transferência do crédito

1 - O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail (secretaria@ipescursos.com.br);

2 - O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.

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11- Cancelamento de curso pela escola

-Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis.

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O IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.