Avaliação Musculoesquelética

O Curso Avaliação Musculoesquelética: Da Ciência à Prática Clínica é destinado a profissionais e acadêmicos de fisioterapia 

Uma boa avaliação, que melhora com o conhecimento e a experiência, é indispensável para o sucesso do tratamento. Uma das funções do fisioterapeuta é realizar um exame clínico compreendido pelo levantamento de dados de natureza subjetiva e objetiva seguido de sua respectiva interpretação e assim fornecer um diagnóstico fisioterapêutico e prognóstico ao paciente. Infelizmente, são poucos os profissionais que conduzem a avaliação musculoesquelética de forma apropriada, sistematizada e baseada em evidências.O processo de exame e avaliação, ou respectivamente, levantamento e interpretação dos achados, deve ser entendido como um componente-chave na relação fisioterapeuta-paciente, por permitir informações vitais para a elaboração de um plano de tratamento específico que tenha como prioridade combater as causas e não as consequências. Realizar uma avaliação que vai afunilando os seus componentes específicos gradativamente numa mesma sequência independente do segmento-alvo contribui para um entendimento mais amplo das necessidades de cada paciente, tanto quanto ajuda na elaboração de raciocínios mais precisos e consequentemente em soluções mais rápidas e eficientes.

Embora seja possível encontrar um volume imenso de informações no corpo da literatura atual referente à avaliação musculoesquelética, faz se necessário, filtrá-las a partir da compreensão das  propriedades clinimétricas (confiabilidade, validade e acurácia diagnóstica) que acompanha cada componente do exame clínico. Os detalhes destas propriedades serão discutidos neste curso, não somente para os testes neuromusculoesqueléticos, mas também para as questões endereçadas na entrevista, triagem (red flags), inspeção visual e medidas baseadas em performance.

1- Conteúdo Programático: Clinimetria: Ciência das Mensurações Clínicas/ Como ler e interpretar criticamente estudos diagnósticos?Propriedades Clínimétricas dos Testes Diagnóstico: Confiabilidade, Validade e Acurácia Diagnóstica. O que são e qual a sua relevância clínica?/ Métricas de Acurácia: O que é Sensibilidade, Especificidade e Razões de Probabilidade e como são calculadas para estimar a precisão diagnóstica?/ Quais são os valores ideais e o peso na estatística da acurácia de cada métrica e como interpretá-las?/ O que é o instrumento QUADAS e como avaliar seu score?/ O que é base de dados DiTA e como otimizar sua navegação?/ Testes clínicos e sua respectiva acurácia para as seguintes condições: Mielopatia Cervical, Radiculopatia Cervical, Dor Facetária Cervical, Cefaléia Cervicogênica,  Síndrome da Dor Subacromial, Ruptura do Manguito Rotador, Instabilidade Glenoumeral, Epicondiloalgia Lateral,  Radiculopatia Lombar, Estenose Lombar Sintomática, Síndrome da Dor Glútea Profunda, Osteoartrose de Quadril, Síndrome Dolorosa do Trocânter Maior, Síndrome do Impacto Femoroacetabular,Dor Femoropatelar, Sindrome do Estresse Tibial Medial e Fasciopatia Plantar/ Cenários Clínicos

2- Cargahorária: 24h 

3- Diferenciais do curso:

4- Ministrante:  Prof Ms. Adriano Pezolato

Graduado em Fisioterapia pela UNIMEP / Mestre em Ciências da Saúde aplicadas ao Aparelho Locomotor pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor- FMRP-USP. / Fellowship em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica no The Orthopedics Specialty Hospital (TOSH) - Salt Lake City - Utah - USA / Especialização em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica pelo Manual Concepts Institute / Formação nos Conceitos Maitland, Mulligan, McConnell, Mobilização/ Neurodinâmica, Movimento Combinado, Ortopedia Funcional, Estabilização Segmentar Específica, Estabilização Vertebral Dinâmica, Bandagens Terapêuticas, Sistema de Classificação baseado em Tratamento (TBC)  – Cervical e Lombar, Conceito Mechanical and Diagnosis Therapy (MDT) , Terapia Cognitiva Funcional (CFT), Neurociência Moderna da Dor, Fisioterapia Informada Psicologicamente e Reabilitação avançada do Ombro e Quadril/ Docentes de Diversos Cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Terapia Manual e Fisioterapia Esportiva/ Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor do Hospital Albert Eisntein/ Fisioterapeuta e Coordenador da Effective: Fisioterapia de Resultados -Ribeirão Preto/ Cursos de aprimoramento profissional nos USA e Europa/ Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais/ Membro do Grupo Especial de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica da ABRAFITO

5- Material Didático Digital: Além de poder acessá-lo de forma rápida e prática do seu smartphone, tablet e computador, você ainda pode imprimir o conteúdo que quiser. O aluno terá acesso ao material didático de exclusividade do IPES, através da Plataforma Moodle. A senha e login para acesso será enviado por e- mail com 03 dias de antecedência do início do curso.

6- Certificado: Entregue no final do curso para o aluno com frequência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.

7- Documentação necessária: Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF/ Atestado de Matrícula (acadêmico) - (atualizar a cada 6 meses) / Documento Profissional. A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou para o e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição. O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

8- Forma de Pagamento: Boleto Bancário (1ª parcela) / Cheque pré-datado / Cartão de crédito

9- Outras informações:

Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

As inscrições serão automaticamente encerradas quando o número máximo de vagas for preenchido;

O aluno deverá vir com roupas confortáveis para aulas práticas;

O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolsos de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

10- Desistência do Curso pelo aluno

-O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.

Procedimento para transferência do crédito

1 - O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail (secretaria@ipescursos.com.br);

2 - O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.

11- Cancelamento de curso pela escola

Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis

12- Como comprar

Caso o curso esteja com o preço disponível, você poderá realizar a sua compra diretamente no site, é muito fácil!

Porém preste bastante atenção se seu perfil se encaixa no curso que deseja comprar.

Temos cursos voltados para profissionais de nível superior, para graduandos, cursos livres e cursos a distância (também são livres). Na página de cada curso você verá a documentação que deverá ser apresentada no IPESCURSOS (com exceção dos cursos a distância).

Tendo feito a escolha correta:

1- Escolha o produto que deseja comprar.

2- Clique no logo do curso "Inscreva-se" e depois na página do curso em "Comprar". O seu produto será adicionado ao carrinho e você poderá seguir comprando, caso desejar.

3- Você pode seguir agregando outros produtos ao carrinho ou, então, clicar em "Finalizar Compra".

4- Complete com seus dados de contato e clique em "Continuar".

5- Coloque o endereço de onde você deseja receber o produto. Mas veja que você não receberá nada pelos correios, essa é uma mera exigência do site. IMPORTANTE: Para os cursos a distância é fundamental que você cadastre seu e-mail para recebimento do nome de usuário e senha para acessar nossa plataforma de ensino. Já os cursos presenciais deverão ser realizados no IPESCURSOS ou em seus polos quando assim estiver definido. Logo clique em "Continuar",

6- Escolha o meio de pagamento

7- Uma vez que você tenha escolhido o meio de pagamento, clique "Continuar".

8- Finalmente na confirmação da compra você pode revisar toda a informação sobre ela, inclusive os seus dados. Logo clique em "Continuar".

9- Você será redirecionado para outra tela para que complete os dados sobre a forma de pagamento escolhida. Depois de confirmar a compra receberá um e-mail da nossa parte, esse não será um comprovante de pagamento.

10- Uma vez creditado o pagamento, nossa secretaria entrará em contato com mais informações do seu curso.

Os alunos também tem a opção de comprar através do nosso departamento comercial pelos seguintes canais.
Telefine (16) 3236-6396 / Whatsapp (16) 99226-4863 / e-mail: cursos@ipescursos.com.br / Facebook: Ipescursos (clique aqui)
A escola se reserva ao direito de lançar campanhas promocionais, nas quais os descontos recebidos não serão acumulativos.

IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.