PÚBLICO-ALVO:  Fisioterapeutas e acadêmicos a partir do 7º período.

OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos uma visão prática com fundamento teórico das síndromes e condições neurológicas de forma a facilitar o diagnóstico cinético-funcional das disfunções a serem tratadas.| Discutir os fundamentos da prática da Fisioterapia Neurofuncional do adulto que sirvam de base à prescrição de exercícios |Treinar a execução de manejos e técnicas úteis no dia-a-dia da Fisioterapia Neurofuncional do Adulto.

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FORMATO: O curso é ministrado em 3 módulos independentes de 30 horas cada. O aluno pode se inscrever em apenas um módulo ou nos três. No caso de o aluno cursar os 3 módulos, receberá um único certificado de 90 h/a, com mais valor para o curriculum.

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METODOLOGIA: O curso serve aos objetivos propostos através da seguinte metodologia: Aulas teóricas / Exibição de vídeos / Prática de manejos / Técnicas de resolução de problemas  / Atendimento a pacientes

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CONTEUDO DO CURSO/ DATA

  • Módulo I: Síndrome Piramidal (Hemiplegia)  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 13 a 15/04/18 | 08:00 as 19:00

Plasticidade neural e aprendizado moto |O processo de degeneração Walleriana (diferenças entre SNC e SNP)| ·Plasticidade neural pós lesão |·Controle motor|Diagnóstico da Síndrome Piramidal | Conceituação de Síndrome Piramidal | Avaliação qualitativa da disfunção do movimento | Especificidades da Fase Aguda | Posicionamento no leito | Transferências | Elicitação de movimento ativo | O que fazer quando não há movimento ativo evidente? | O ombro na hemiplegia | O que acontece no ombro paralisado? \ Avaliação e tratamento das disfunções es do ombro presentes na síndrome piramidal.| Abordagem baseada em problemas | Manuseios preparatórios e tarefa - específicos direcionados aos problemas dos MMSS | Síndrome de Pusher – diagnóstico, cuidados e princípios terapêuticos | Abordagem baseada em problemas, manuseios preparatórios e tarefaespecíficos direcionados aos problemas dos MMII | Marcha – avaliação e treinamento | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo II - Apraxias/Síndrome Cerebelar / Síndrome Parkinsoniana/Lesões Nervosas Periféricas  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 22 a 24/06/18 | 08:00 as 19:00

Núcleos da base e controle motor | Considerações epidemiológicas e clínicas sobre o parkinsonisno | Análise da disfunção do movimento no paciente com síndrome parkinsoniana. | Outras desordens do movimento | Abordagem baseada em problemas |Exemplos de exercícios direcionados a problemas específicos | Cerebelo e controle motor | Regiões funcionais do cerebelo | Análise da disfunção do movimento no paciente cerebelar | Especificidades dos manejos fisioterapêuticos na síndrome cerebelar | Treinamento tarefa-específico direcionado às disfunções de origem cerebelar– abordagem baseada em problemas | Controle Motor e papel das áreas pré –motoras | Apraxia – considerações fisioterapê uticas para a abordagem. | Heminegligências – conceito, avaliaç ão e tratamento | Outras doenças que cursam com lesão do SNP e do SNP junto com SNC | Lesões Nervosas Periféricas – paralisia de Bell | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo III - Fisioterapia Na Lesão Medular Do Adulto | Carga Horária: 30h/A | Profª Cristina Kurthy

Dias 17 a 19/08/18 | 08:00 as 19:00

Classificação da Lesão Medular ASIA: Inervação segmentar e tônus muscular espástico/flácido | Fase de Choque Medular – definição | Prevenção de condições que afetam a qualidade de vida do lesado medular: TVP, úlcera por pressão, ossificação heterotópica de quadril | Cinesioterapia Preventiva na fase aguda | Verticalidade Precoce | Cuidados Respiratórios | Cinesioterapia de Recuperação (fase sub-aguda – ambulatorial): | Princípios Alongamento, manejos e atividades segmentares – Pescoço | Manejos e atividades | segmentares – Tronco: Cintura escapular (Push Up escapular) | Manejos e atividades segmentares – Tronco: Eixo vertebral e Cintura Pé lvica | Disreflexia autonômica, alteração da regulação térmica e atividades no tatame | Treinamentos de manejos preparatórios e direcionados a problemas específicos | Transferências e marcha | Manejo da espasticidade | Adequação postural na cadeira de rodas | Orientação sobre a abordagem das disfunções vesicais e intestinais | Discussão sobre sexualidade | Atendimento a pacientes e discussão

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DOCENTES:

Drª Solange Canavarro - fisioterapeuta graduada em 1986 e Mestre em Ciências Morfológicas desde 1999. Aprovada em concurso público, exerceu o cargo de Oficial Fisioterapeuta da Aeronáutica, tendo servido no HFAG por 30 anos, onde trabalhou com pacientes neurológicos desde a fase aguda até o estágio ambulatorial e acumulou vasta experiência não apenas no atendimento a pacientes neurofuncionais, mas também em supervisão de estagiários. Dedica-se à docência da Fisioterapia desde 1990, tendo tido experiência em graduação e pós-graduação. É sócia fundadora da ABRAFIN tendo presidido esta entidade desde a sua fundação em 2009 até 2016.

 

Drª Cristina Kurthy - fisioterapeuta graduada em 1989, com pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Aplicada a Neurologia. Aprovada em concurso público, trabalhou como oficial fisioterapeuta no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) por oito anos. Realizou treinamento em Terapia por EMG-Biofeedback no Jackson Memorial Hospital de Miami, tendo criado em 1992, no HFAG, o primeiro serviço de Cicloergometria por FES e EMG- Biofeedback do Brasil.É coordenadora da Holoclínica de Reabilitação, onde faz atendimento especializado de pacientes com sequelas neurofuncionais desde 1992. Tem experiência docente em graduação e pós-graduação desde 1999. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), tendo exercido o cargo de diretora-financeira desta entidade por 4 anos.

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Material Didático: Apostila entregue no dia do curso.

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Certificado: Disponibilizado ao término do curso para o aluno com frequência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.

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Forma de Pagamento: Boleto Bancário (1º parcela) / Cheque pré-datado / Cartão de crédito

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Documentação necessária: Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF/ Atestado de Matrícula (acadêmico) - (atualizar a cada 6 meses)/ Documento Profissional. A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou para o e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição.O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

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Desistência ou cancelamento de curso.

- Apenas será aceito a desistência de participação no curso ou mudança de data, ATÉ 7 (sete) dias posteriores ao pagamento da 1º parcela referente a efetivação da matricula. Nesse caso o aluno deve enviar nome completo e curso inscrito para: finaceiro@ipescursos.com.br.  A devolução do valor, quando concedida, terá um prazo de até 30 (Trinta) dias úteis para sua efetiva realização pelo Instituto.

Em caso de solicitação de desistência do curso ou mudanças de datas, APÓS 7 (sete) dias do pagamento da 1º parcela, ficará o mesmo com crédito, para realizá-lo em outra data, dentro de 30 dias ou de acordo com a agenda de cursos da escola, abatido 20% do valor pago, referente despesas administrativas

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Outras informações:

-Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

-As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;

-Caso a 1º parcela referente a efetivação da matricula não seja confirmada pela tesouraria em até 7 (sete) dias da data de inscrição, o IPES ficará automaticamente desobrigado de garantir a vaga destinada no curso.

-O aluno deverá vir ou trazer roupas confortáveis para aulas práticas;

-O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

-O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

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O IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.

 

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL DO ADULTO
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL DO ADULTO

PÚBLICO-ALVO:  Fisioterapeutas e acadêmicos a partir do 7º período.

OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos uma visão prática com fundamento teórico das síndromes e condições neurológicas de forma a facilitar o diagnóstico cinético-funcional das disfunções a serem tratadas.| Discutir os fundamentos da prática da Fisioterapia Neurofuncional do adulto que sirvam de base à prescrição de exercícios |Treinar a execução de manejos e técnicas úteis no dia-a-dia da Fisioterapia Neurofuncional do Adulto.

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FORMATO: O curso é ministrado em 3 módulos independentes de 30 horas cada. O aluno pode se inscrever em apenas um módulo ou nos três. No caso de o aluno cursar os 3 módulos, receberá um único certificado de 90 h/a, com mais valor para o curriculum.

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METODOLOGIA: O curso serve aos objetivos propostos através da seguinte metodologia: Aulas teóricas / Exibição de vídeos / Prática de manejos / Técnicas de resolução de problemas  / Atendimento a pacientes

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CONTEUDO DO CURSO/ DATA

  • Módulo I: Síndrome Piramidal (Hemiplegia)  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 13 a 15/04/18 | 08:00 as 19:00

Plasticidade neural e aprendizado moto |O processo de degeneração Walleriana (diferenças entre SNC e SNP)| ·Plasticidade neural pós lesão |·Controle motor|Diagnóstico da Síndrome Piramidal | Conceituação de Síndrome Piramidal | Avaliação qualitativa da disfunção do movimento | Especificidades da Fase Aguda | Posicionamento no leito | Transferências | Elicitação de movimento ativo | O que fazer quando não há movimento ativo evidente? | O ombro na hemiplegia | O que acontece no ombro paralisado? \ Avaliação e tratamento das disfunções es do ombro presentes na síndrome piramidal.| Abordagem baseada em problemas | Manuseios preparatórios e tarefa - específicos direcionados aos problemas dos MMSS | Síndrome de Pusher – diagnóstico, cuidados e princípios terapêuticos | Abordagem baseada em problemas, manuseios preparatórios e tarefaespecíficos direcionados aos problemas dos MMII | Marcha – avaliação e treinamento | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo II - Apraxias/Síndrome Cerebelar / Síndrome Parkinsoniana/Lesões Nervosas Periféricas  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 22 a 24/06/18 | 08:00 as 19:00

Núcleos da base e controle motor | Considerações epidemiológicas e clínicas sobre o parkinsonisno | Análise da disfunção do movimento no paciente com síndrome parkinsoniana. | Outras desordens do movimento | Abordagem baseada em problemas |Exemplos de exercícios direcionados a problemas específicos | Cerebelo e controle motor | Regiões funcionais do cerebelo | Análise da disfunção do movimento no paciente cerebelar | Especificidades dos manejos fisioterapêuticos na síndrome cerebelar | Treinamento tarefa-específico direcionado às disfunções de origem cerebelar– abordagem baseada em problemas | Controle Motor e papel das áreas pré –motoras | Apraxia – considerações fisioterapê uticas para a abordagem. | Heminegligências – conceito, avaliaç ão e tratamento | Outras doenças que cursam com lesão do SNP e do SNP junto com SNC | Lesões Nervosas Periféricas – paralisia de Bell | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo III - Fisioterapia Na Lesão Medular Do Adulto | Carga Horária: 30h/A | Profª Cristina Kurthy

Dias 17 a 19/08/18 | 08:00 as 19:00

Classificação da Lesão Medular ASIA: Inervação segmentar e tônus muscular espástico/flácido | Fase de Choque Medular – definição | Prevenção de condições que afetam a qualidade de vida do lesado medular: TVP, úlcera por pressão, ossificação heterotópica de quadril | Cinesioterapia Preventiva na fase aguda | Verticalidade Precoce | Cuidados Respiratórios | Cinesioterapia de Recuperação (fase sub-aguda – ambulatorial): | Princípios Alongamento, manejos e atividades segmentares – Pescoço | Manejos e atividades | segmentares – Tronco: Cintura escapular (Push Up escapular) | Manejos e atividades segmentares – Tronco: Eixo vertebral e Cintura Pé lvica | Disreflexia autonômica, alteração da regulação térmica e atividades no tatame | Treinamentos de manejos preparatórios e direcionados a problemas específicos | Transferências e marcha | Manejo da espasticidade | Adequação postural na cadeira de rodas | Orientação sobre a abordagem das disfunções vesicais e intestinais | Discussão sobre sexualidade | Atendimento a pacientes e discussão

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DOCENTES:

Drª Solange Canavarro - fisioterapeuta graduada em 1986 e Mestre em Ciências Morfológicas desde 1999. Aprovada em concurso público, exerceu o cargo de Oficial Fisioterapeuta da Aeronáutica, tendo servido no HFAG por 30 anos, onde trabalhou com pacientes neurológicos desde a fase aguda até o estágio ambulatorial e acumulou vasta experiência não apenas no atendimento a pacientes neurofuncionais, mas também em supervisão de estagiários. Dedica-se à docência da Fisioterapia desde 1990, tendo tido experiência em graduação e pós-graduação. É sócia fundadora da ABRAFIN tendo presidido esta entidade desde a sua fundação em 2009 até 2016.

 

Drª Cristina Kurthy - fisioterapeuta graduada em 1989, com pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Aplicada a Neurologia. Aprovada em concurso público, trabalhou como oficial fisioterapeuta no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) por oito anos. Realizou treinamento em Terapia por EMG-Biofeedback no Jackson Memorial Hospital de Miami, tendo criado em 1992, no HFAG, o primeiro serviço de Cicloergometria por FES e EMG- Biofeedback do Brasil.É coordenadora da Holoclínica de Reabilitação, onde faz atendimento especializado de pacientes com sequelas neurofuncionais desde 1992. Tem experiência docente em graduação e pós-graduação desde 1999. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), tendo exercido o cargo de diretora-financeira desta entidade por 4 anos.

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Material Didático: Apostila entregue no dia do curso.

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Certificado: Disponibilizado ao término do curso para o aluno com frequência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.

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Forma de Pagamento: Boleto Bancário (1º parcela) / Cheque pré-datado / Cartão de crédito

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Documentação necessária: Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF/ Atestado de Matrícula (acadêmico) - (atualizar a cada 6 meses)/ Documento Profissional. A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou para o e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição.O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

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Desistência ou cancelamento de curso.

- Apenas será aceito a desistência de participação no curso ou mudança de data, ATÉ 7 (sete) dias posteriores ao pagamento da 1º parcela referente a efetivação da matricula. Nesse caso o aluno deve enviar nome completo e curso inscrito para: finaceiro@ipescursos.com.br.  A devolução do valor, quando concedida, terá um prazo de até 30 (Trinta) dias úteis para sua efetiva realização pelo Instituto.

Em caso de solicitação de desistência do curso ou mudanças de datas, APÓS 7 (sete) dias do pagamento da 1º parcela, ficará o mesmo com crédito, para realizá-lo em outra data, dentro de 30 dias ou de acordo com a agenda de cursos da escola, abatido 20% do valor pago, referente despesas administrativas

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Outras informações:

-Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

-As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;

-Caso a 1º parcela referente a efetivação da matricula não seja confirmada pela tesouraria em até 7 (sete) dias da data de inscrição, o IPES ficará automaticamente desobrigado de garantir a vaga destinada no curso.

-O aluno deverá vir ou trazer roupas confortáveis para aulas práticas;

-O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

-O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

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O IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.