PÚBLICO-ALVO:  Fisioterapeutas e acadêmicos a partir do 7º período.

OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos uma visão prática com fundamento teórico das síndromes e condições neurológicas de forma a facilitar o diagnóstico cinético-funcional das disfunções a serem tratadas.| Discutir os fundamentos da prática da Fisioterapia Neurofuncional do adulto que sirvam de base à prescrição de exercícios |Treinar a execução de manejos e técnicas úteis no dia-a-dia da Fisioterapia Neurofuncional do Adulto.

FORMATO: O curso é ministrado em 3 módulos independentes de 30 horas cada. O aluno pode se inscrever em apenas um módulo ou nos três. No caso de o aluno cursar os 3 módulos, receberá um único certificado de 90 h/a, com mais valor para o curriculum.

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1- CONTEUDO DO CURSO/ DATA

  • Módulo I: Síndrome Piramidal (Hemiplegia)  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 13 a 15/04/18 | 08:00 as 19:00

Plasticidade neural e aprendizado moto |O processo de degeneração Walleriana (diferenças entre SNC e SNP)| ·Plasticidade neural pós lesão |·Controle motor|Diagnóstico da Síndrome Piramidal | Conceituação de Síndrome Piramidal | Avaliação qualitativa da disfunção do movimento | Especificidades da Fase Aguda | Posicionamento no leito | Transferências | Elicitação de movimento ativo | O que fazer quando não há movimento ativo evidente? | O ombro na hemiplegia | O que acontece no ombro paralisado? \ Avaliação e tratamento das disfunções es do ombro presentes na síndrome piramidal.| Abordagem baseada em problemas | Manuseios preparatórios e tarefa - específicos direcionados aos problemas dos MMSS | Síndrome de Pusher – diagnóstico, cuidados e princípios terapêuticos | Abordagem baseada em problemas, manuseios preparatórios e tarefaespecíficos direcionados aos problemas dos MMII | Marcha – avaliação e treinamento | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo II - Apraxias/Síndrome Cerebelar / Síndrome Parkinsoniana/Lesões Nervosas Periféricas  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 22 a 24/06/18 | 08:00 as 19:00

Núcleos da base e controle motor | Considerações epidemiológicas e clínicas sobre o parkinsonisno | Análise da disfunção do movimento no paciente com síndrome parkinsoniana. | Outras desordens do movimento | Abordagem baseada em problemas |Exemplos de exercícios direcionados a problemas específicos | Cerebelo e controle motor | Regiões funcionais do cerebelo | Análise da disfunção do movimento no paciente cerebelar | Especificidades dos manejos fisioterapêuticos na síndrome cerebelar | Treinamento tarefa-específico direcionado às disfunções de origem cerebelar– abordagem baseada em problemas | Controle Motor e papel das áreas pré –motoras | Apraxia – considerações fisioterapê uticas para a abordagem. | Heminegligências – conceito, avaliaç ão e tratamento | Outras doenças que cursam com lesão do SNP e do SNP junto com SNC | Lesões Nervosas Periféricas – paralisia de Bell | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo III - Fisioterapia Na Lesão Medular Do Adulto | Carga Horária: 30h/A | Profª Cristina Kurthy

Dias 17 a 19/08/18 | 08:00 as 19:00

Classificação da Lesão Medular ASIA: Inervação segmentar e tônus muscular espástico/flácido | Fase de Choque Medular – definição | Prevenção de condições que afetam a qualidade de vida do lesado medular: TVP, úlcera por pressão, ossificação heterotópica de quadril | Cinesioterapia Preventiva na fase aguda | Verticalidade Precoce | Cuidados Respiratórios | Cinesioterapia de Recuperação (fase sub-aguda – ambulatorial): | Princípios Alongamento, manejos e atividades segmentares – Pescoço | Manejos e atividades | segmentares – Tronco: Cintura escapular (Push Up escapular) | Manejos e atividades segmentares – Tronco: Eixo vertebral e Cintura Pé lvica | Disreflexia autonômica, alteração da regulação térmica e atividades no tatame | Treinamentos de manejos preparatórios e direcionados a problemas específicos | Transferências e marcha | Manejo da espasticidade | Adequação postural na cadeira de rodas | Orientação sobre a abordagem das disfunções vesicais e intestinais | Discussão sobre sexualidade | Atendimento a pacientes e discussão

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2- Carga Horária Total : 90h/a

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3- Diferenciais do Curso: O curso serve aos objetivos propostos através da seguinte metodologia: Aulas teóricas / Exibição de vídeos / Prática de manejos / Técnicas de resolução de problemas  / Atendimento a pacientes

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4- DOCENTES:

Drª Solange Canavarro - fisioterapeuta graduada em 1986 e Mestre em Ciências Morfológicas desde 1999. Aprovada em concurso público, exerceu o cargo de Oficial Fisioterapeuta da Aeronáutica, tendo servido no HFAG por 30 anos, onde trabalhou com pacientes neurológicos desde a fase aguda até o estágio ambulatorial e acumulou vasta experiência não apenas no atendimento a pacientes neurofuncionais, mas também em supervisão de estagiários. Dedica-se à docência da Fisioterapia desde 1990, tendo tido experiência em graduação e pós-graduação. É sócia fundadora da ABRAFIN tendo presidido esta entidade desde a sua fundação em 2009 até 2016.

 

Drª Cristina Kurthy - fisioterapeuta graduada em 1989, com pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Aplicada a Neurologia. Aprovada em concurso público, trabalhou como oficial fisioterapeuta no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) por oito anos. Realizou treinamento em Terapia por EMG-Biofeedback no Jackson Memorial Hospital de Miami, tendo criado em 1992, no HFAG, o primeiro serviço de Cicloergometria por FES e EMG- Biofeedback do Brasil.É coordenadora da Holoclínica de Reabilitação, onde faz atendimento especializado de pacientes com sequelas neurofuncionais desde 1992. Tem experiência docente em graduação e pós-graduação desde 1999. É sócia fundadora da Associação Brasileira de  Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), tendo exercido o cargo de diretora-financeira desta entidade por 4 anos.

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5- Material Didático: Apostila entregue no dia do curso.

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6- Certificado: Disponibilizado ao término do curso para o aluno com frequência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.

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7- Documentação necessária:

Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF; Comprovante de Atuação profissional ( Diploma Escolar / Declaração da Faculadade/ Carteira do respectivo conselho). A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou no e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição.

O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

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8- Forma de Pagamento: Boleto Bancário / Cheque pré-datado / Cartão de crédito

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9- Outras informações:

Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;

O aluno deverá vir com roupas confortáveis para aulas práticas;

O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

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10- Desistência do Curso pelo aluno

-O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.

Procedimento para transferência do crédito

1 - O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail (secretaria@ipescursos.com.br);

2 - O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.

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11- Cancelamento de curso pela escola

-Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis.

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O IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.

 

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL DO ADULTO
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL DO ADULTO

PÚBLICO-ALVO:  Fisioterapeutas e acadêmicos a partir do 7º período.

OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos uma visão prática com fundamento teórico das síndromes e condições neurológicas de forma a facilitar o diagnóstico cinético-funcional das disfunções a serem tratadas.| Discutir os fundamentos da prática da Fisioterapia Neurofuncional do adulto que sirvam de base à prescrição de exercícios |Treinar a execução de manejos e técnicas úteis no dia-a-dia da Fisioterapia Neurofuncional do Adulto.

FORMATO: O curso é ministrado em 3 módulos independentes de 30 horas cada. O aluno pode se inscrever em apenas um módulo ou nos três. No caso de o aluno cursar os 3 módulos, receberá um único certificado de 90 h/a, com mais valor para o curriculum.

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1- CONTEUDO DO CURSO/ DATA

  • Módulo I: Síndrome Piramidal (Hemiplegia)  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 13 a 15/04/18 | 08:00 as 19:00

Plasticidade neural e aprendizado moto |O processo de degeneração Walleriana (diferenças entre SNC e SNP)| ·Plasticidade neural pós lesão |·Controle motor|Diagnóstico da Síndrome Piramidal | Conceituação de Síndrome Piramidal | Avaliação qualitativa da disfunção do movimento | Especificidades da Fase Aguda | Posicionamento no leito | Transferências | Elicitação de movimento ativo | O que fazer quando não há movimento ativo evidente? | O ombro na hemiplegia | O que acontece no ombro paralisado? \ Avaliação e tratamento das disfunções es do ombro presentes na síndrome piramidal.| Abordagem baseada em problemas | Manuseios preparatórios e tarefa - específicos direcionados aos problemas dos MMSS | Síndrome de Pusher – diagnóstico, cuidados e princípios terapêuticos | Abordagem baseada em problemas, manuseios preparatórios e tarefaespecíficos direcionados aos problemas dos MMII | Marcha – avaliação e treinamento | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo II - Apraxias/Síndrome Cerebelar / Síndrome Parkinsoniana/Lesões Nervosas Periféricas  | Carga Horária: 30h/A | Profª Solange Canavarro

Dias 22 a 24/06/18 | 08:00 as 19:00

Núcleos da base e controle motor | Considerações epidemiológicas e clínicas sobre o parkinsonisno | Análise da disfunção do movimento no paciente com síndrome parkinsoniana. | Outras desordens do movimento | Abordagem baseada em problemas |Exemplos de exercícios direcionados a problemas específicos | Cerebelo e controle motor | Regiões funcionais do cerebelo | Análise da disfunção do movimento no paciente cerebelar | Especificidades dos manejos fisioterapêuticos na síndrome cerebelar | Treinamento tarefa-específico direcionado às disfunções de origem cerebelar– abordagem baseada em problemas | Controle Motor e papel das áreas pré –motoras | Apraxia – considerações fisioterapê uticas para a abordagem. | Heminegligências – conceito, avaliaç ão e tratamento | Outras doenças que cursam com lesão do SNP e do SNP junto com SNC | Lesões Nervosas Periféricas – paralisia de Bell | Atendimento a pacientes e discussão

  • Módulo III - Fisioterapia Na Lesão Medular Do Adulto | Carga Horária: 30h/A | Profª Cristina Kurthy

Dias 17 a 19/08/18 | 08:00 as 19:00

Classificação da Lesão Medular ASIA: Inervação segmentar e tônus muscular espástico/flácido | Fase de Choque Medular – definição | Prevenção de condições que afetam a qualidade de vida do lesado medular: TVP, úlcera por pressão, ossificação heterotópica de quadril | Cinesioterapia Preventiva na fase aguda | Verticalidade Precoce | Cuidados Respiratórios | Cinesioterapia de Recuperação (fase sub-aguda – ambulatorial): | Princípios Alongamento, manejos e atividades segmentares – Pescoço | Manejos e atividades | segmentares – Tronco: Cintura escapular (Push Up escapular) | Manejos e atividades segmentares – Tronco: Eixo vertebral e Cintura Pé lvica | Disreflexia autonômica, alteração da regulação térmica e atividades no tatame | Treinamentos de manejos preparatórios e direcionados a problemas específicos | Transferências e marcha | Manejo da espasticidade | Adequação postural na cadeira de rodas | Orientação sobre a abordagem das disfunções vesicais e intestinais | Discussão sobre sexualidade | Atendimento a pacientes e discussão

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2- Carga Horária Total : 90h/a

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3- Diferenciais do Curso: O curso serve aos objetivos propostos através da seguinte metodologia: Aulas teóricas / Exibição de vídeos / Prática de manejos / Técnicas de resolução de problemas  / Atendimento a pacientes

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4- DOCENTES:

Drª Solange Canavarro - fisioterapeuta graduada em 1986 e Mestre em Ciências Morfológicas desde 1999. Aprovada em concurso público, exerceu o cargo de Oficial Fisioterapeuta da Aeronáutica, tendo servido no HFAG por 30 anos, onde trabalhou com pacientes neurológicos desde a fase aguda até o estágio ambulatorial e acumulou vasta experiência não apenas no atendimento a pacientes neurofuncionais, mas também em supervisão de estagiários. Dedica-se à docência da Fisioterapia desde 1990, tendo tido experiência em graduação e pós-graduação. É sócia fundadora da ABRAFIN tendo presidido esta entidade desde a sua fundação em 2009 até 2016.

 

Drª Cristina Kurthy - fisioterapeuta graduada em 1989, com pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Aplicada a Neurologia. Aprovada em concurso público, trabalhou como oficial fisioterapeuta no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) por oito anos. Realizou treinamento em Terapia por EMG-Biofeedback no Jackson Memorial Hospital de Miami, tendo criado em 1992, no HFAG, o primeiro serviço de Cicloergometria por FES e EMG- Biofeedback do Brasil.É coordenadora da Holoclínica de Reabilitação, onde faz atendimento especializado de pacientes com sequelas neurofuncionais desde 1992. Tem experiência docente em graduação e pós-graduação desde 1999. É sócia fundadora da Associação Brasileira de  Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), tendo exercido o cargo de diretora-financeira desta entidade por 4 anos.

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5- Material Didático: Apostila entregue no dia do curso.

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6- Certificado: Disponibilizado ao término do curso para o aluno com frequência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.

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7- Documentação necessária:

Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF; Comprovante de Atuação profissional ( Diploma Escolar / Declaração da Faculadade/ Carteira do respectivo conselho). A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou no e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição.

O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.

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8- Forma de Pagamento: Boleto Bancário / Cheque pré-datado / Cartão de crédito

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9- Outras informações:

Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;

O aluno deverá vir com roupas confortáveis para aulas práticas;

O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.

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10- Desistência do Curso pelo aluno

-O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.

Procedimento para transferência do crédito

1 - O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail (secretaria@ipescursos.com.br);

2 - O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.

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11- Cancelamento de curso pela escola

-Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis.

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O IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.