O Curso de Uroginecologia Clínico Funcional e destinado a Acadêmicos e Profissionais de Fisioterapia
A Uroginecologia é uma subespecialidade médica abrangente, que procura relacionar o trato uroginecológico e suas estruturas adjacentes, incluindo o útero, a vagina e o reto. Seu objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades como cistite, incontinência urinária, entre outros
1 - Conteúdo Programático: Anatomia e Fisiologia do Sistema Genito-urinário Feminino e Masculino/ Miologia/Reeducação da Incontinência Urinária Pós-operatória no Homem/ Neurofisiologia da Micção: Sistema parassimpático e simpático/Somático e centros encefálicos/ Assoalho Pélvico e Sexualidade/ Classificação das Incontinências Urinárias/Assoalho Pélvico no Período Gestacional/ Equilíbrio Vésico-esfincteriano/Cirurgias em Uroginecologia/ Avaliação Uroginecológica Funcional (aula teórico-prática)/ Estudo Urodinâmico/ Cinesioterapêutica (exercícios de Kegel, bola terapêutica e cones vaginais) (teoria e prática)/ Discussão de Casos Clínicos/ Biomecânica Pélvica e Reeducação Uroginecológica (aula teórica e prática).Estudo de Imagem em Uroginecologia/ Eletroestimulação na Reeducação Uroginecológica (aula teórica e prática)/ Oncologia/ Uroginecologia/ Esterilização e desinfecção de materiais/ Biofeedback na Reeducação Uroginecológica (aula teórica e prática).
2- Carga Horária: 44h
3- Diferenciais do curso: Práticas entre alunos
4- Docente / Coordenador do curso:
Profa. Ms. Soraia Pilon Jurgensen
.png)
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2009). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012). Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher (2015). Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2016). É colaboradora em projetos de pesquisa na área de Fisioterapia Cardiopulmonar e Fisioterapia Respiratória na UFSCar. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: Reabilitação Cardiovascular, Intervenção Fisioterapêutica, Variabilidade da Freqüência Cardíaca, Função Pulmonar e Atividade Física; e Fisioterapia em Saúde da mulher em incontinência urinária. Atualmente é docente do curso de graduação de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. LATTES
Prof. Dr. Guilherme Bertolino (docente convidado) - Conteúdo: Sistema de estabilização Lombo Pélvica
2.png)
Fisioterapeuta, Doutor em Reabilitação e Desempenho Funcional na área de Fisioterapia pela FMRP/USP e Mestre em ciências Médicas na área de Reabilitação pela FMRP/USP. Atualmente é Coordenador e professor titular do curso de Fisioterapia da Universidade Paulista - UNIP, campus Ribeirão Preto. Tem especialização em Acupuntura e experiência na área de Reabilitação com formação nas técnicas de Terapia Manual (Osteopatia, Mobilização Vertebral, Reeducação Postural Global, Pilates, Estabilização Segmentar, Mobilização Neural, Anatomy Trains e Kinesio Taping). Como autor, colaborou no capítulo de órteses para a coluna vertebral do livro Órteses & Próteses: indicação e tratamento LATTES
Profa. Ms. Larissa Guerra Nammur.
.png)
Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2019). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2015). Aprovada e classificada em dois PSS em 2020. Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Extensão em Uroginecologia do IPES. Realiza pesquisas na área de Fisioterapia Uroginecológica e Fisioterapia Oncológica. Faz parte da coordenação do projeto voluntário Fisioterapia Para Todos, que visa oferecer teleatendimento aos pacientes carentes durante a pandemia. Apresenta atuação clínica na área de Fisioterapia pélvica, geriátrica e ortopédica. LATTES
No decorrer do curso contamos com docentes convidados de outras Instituições.
5- Material Didático Digital: Além de poder acessá-lo de forma rápida e prática do seu smartphone, tablet e computador, você ainda pode imprimir o conteúdo que quiser. O aluno terá acesso ao material didático de exclusividade do IPES, através da Plataforma Moodle. A senha e login para acesso será enviado por e- mail com 03 dias de antecedência do início do curso.
6- Certificado: Disponibilizado ao término do curso para o aluno com frequência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.
7- Documentação necessária:
Fotocópia do RG; Fotocópia do CPF/ Atestado de Matrícula (acadêmico) - (atualizar a cada 6 meses) / Documento Profissional. A documentação deverá ser enviada via correio para Praça Boaventura Ferreira da Rosa, 384. Jardim Sumaré. CEP: 14025-459 - Ribeirão Preto, ou para o e-mail matricula@ipescursos.com.br, para a confirmação da inscrição. O aluno não poderá entrar em sala na ausência dessa documentação.
8- Forma de Pagamento: Boleto Bancário / Cheque pré-datado / Cartão de crédito
9- Outras informações:
Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, o IPES reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;
As inscrições serão automaticamente encerradas quando o número máximo de vagas for preenchido;
O aluno deverá vir com roupas confortáveis para aulas práticas;
O IPES não se responsabiliza por quaisquer reembolsos de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)
O IPES não se responsabiliza por objetos pessoais.
10- Desistência do Curso pelo aluno
-O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.
-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.
-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.
-Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.
Procedimento para transferência do crédito
1 - O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail (secretaria@ipescursos.com.br);
2 - O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.
11- Cancelamento de curso pela escola: Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis.
12- Como comprar
Caso o curso esteja com o preço disponível, você poderá realizar a sua compra diretamente no site, é muito fácil!
Porém preste bastante atenção se seu perfil se encaixa no curso que deseja comprar.
Temos cursos voltados para profissionais de nível superior, para graduandos, cursos livres e cursos a distância (também são livres). Na página de cada curso você verá a documentação que deverá ser apresentada no IPESCURSOS (com exceção dos cursos a distância).
Tendo feito a escolha correta:
1- Escolha o produto que deseja comprar.
2- Clique no logo do curso "Inscreva-se" e depois na página do curso em "Comprar". O seu produto será adicionado ao carrinho e você poderá seguir comprando, caso desejar.
3- Você pode seguir agregando outros produtos ao carrinho ou, então, clicar em "Finalizar Compra".
4- Complete com seus dados de contato e clique em "Continuar".
5- Coloque o endereço de onde você deseja receber o produto. Mas veja que você não receberá nada pelos correios, essa é uma mera exigência do site. IMPORTANTE: Para os cursos a distância é fundamental que você cadastre seu e-mail para recebimento do nome de usuário e senha para acessar nossa plataforma de ensino. Já os cursos presenciais deverão ser realizados no IPESCURSOS ou em seus polos quando assim estiver definido. Logo clique em "Continuar",
6- Escolha o meio de pagamento
7- Uma vez que você tenha escolhido o meio de pagamento, clique "Continuar".
8- Finalmente na confirmação da compra você pode revisar toda a informação sobre ela, inclusive os seus dados. Logo clique em "Continuar".
9- Você será redirecionado para outra tela para que complete os dados sobre a forma de pagamento escolhida. Depois de confirmar a compra receberá um e-mail da nossa parte, esse não será um comprovante de pagamento.
10- Uma vez creditado o pagamento, nossa secretaria entrará em contato com mais informações do seu curso.
Os alunos também tem a opção de comprar através do nosso departamento comercial pelos seguintes canais.
Telefine (16) 3236-6396 / Whatsapp (16) 99226-4863 / e-mail: cursos@ipescursos.com.br / Facebook: Ipescursos (clique aqui)
A escola se reserva ao direito de lançar campanhas promocionais, nas quais os descontos recebidos não serão acumulativos.

IPES é uma instituição de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.
No IPES há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!
Contamos com plataforma on line* para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)
Como as grandes instituições de ensino não servimos coffee-break pois nos momentos de intervalo contamos com uma cantina, com alimentos de acordo com o gosto de cada aluno, para seu conforto e bem-estar.